sexta-feira, 1 de julho de 2011

CABO FRIO 2016: Secretaria de Esportes lança projeto para ser cidade anfitriã


O Aeroporto Internacional de Cabo Frio é visto pelos organizadores do projeto como um grande diferencial da cidade em relação às outras candidatas


CABO FRIO, RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, foi pré-selecionada pelo Comitê Olímpico Brasileiro para ser cidade anfitriã de delegações olímpicas e paraolímpicas que vão disputar os jogos de 2016. Nesta quinta-feira, o Secretário de Esportes e Lazer, Eliseu Pombo, ao lado do Diretor de Esportes Kléber Veríssimo, lançaram o projeto "Cabo Frio na Rota Olímpica", que visa garantir a escolha oficial e definitiva da cidade pelo COB.

Kléber apresentou os motivos que, no entendimento das autoridades de Cabo Frio, justificaram a candidatura da cidade para abrigar os atletas. O aeroporto internacional, que realiza viagens ao Rio em até 20 minutos, a rede hoteleira satisfatória e o histórico de sediar eventos nacionais e internacionais, entre outros fatores, deram a segurança necessária para que se lançasse a candidatura.

Segundo o diretor, Cabo Frio ainda precisa de uma pista de atletismo e de um parque aquático, mas ambos já têm o local definido e pronto, próximo ao Ginásio Aracy Machado, para que se realizem as construções. 

Durante a apresentação, atletas brasileiros medalhistas olímpicos, como Adriana Behar, Natália Falavigna, entre outros, explicaram por vídeo a importância de o atleta ser bem recebido pela cidade sede, no que diz respeito a ambientação e aos treinamentos.

Em seguida, foram apresentadas as instalações cabofrienses inscritas no cadastro da candidatura: Ginásios Poliesportivos Aracy Machado (que compreende também a pista de atletismo e o parque aquático), Vivaldo Barreto e Tamoios; Praia do Forte e a Lagoa de Cabo Frio; rede hoteleira e hospitalar, além do aeroporto internacional de Cabo Frio.

"No Rio, eu posso lhes assegurar que só 30% das cidades que se candidataram têm condições para abrigar as delegações. E Cabo Frio está nessa briga", declarou Veríssimo.
CRONOGRAMA OFICIAL INCLUI VISITAS TÉCNICAS DO COB EM 2013 E 2014

De acordo com o cronograma, em 23 de maio os responsáveis pelo projeto participarão de um seminário, onde serão orientados quanto ao caderno de encargos e sobre os direitos e deveres da cidade para ser escolhida sede.

A partir de 23 de maio, a sequência do cronograma traz visitas técnicas do COB, que acontecerão de maio a junho de 2013 e de agosto a setembro de 2014. Essas visitas vão gerar um relatório de inspeção para a validação da lista de locais e então será assinado um termo de compromisso da cidade para com o comitê: "A gente precisa se mobilizar, se envolver, e esse envolvimento precisa ser, principalmente, da população de Cabo Frio que, em última instância, será a mais beneficiada. É preciso dedicação para que não passemos uma imagem negativa da cidade aos olhos do Brasil e do mundo", ressaltou Veríssimo.

Outros procedimentos que serão tomados serão: apresentações específicas a cada segmento da sociedade civil (educação, turismo, saúde e outros); encontro com o governador Sérgio Cabral e a Secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, e a visitação ao Comitê Organizador do Rio 2016.

Kléber Veríssimo lembrou a importância da participação da sociedade tambem no sentido de manifestar seu desejo de receber as delegações, assim como, de sediar modalidades durante os jogos: "Para os organizadores, é muito importante que a cidade esteja mobilizada para sediar uma olimpíada. Nós precisamos seguir esse critério para que Cabo Frio seja uma das cidades anfitriãs", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário