segunda-feira, 23 de abril de 2012

Super Liga de Basquete de Cabo Frio


UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA

Um Estatuto Social é a Constituição que rege oficialmente qualquer entidade privada nesse país.
A Liga de Basquetebol de Cabo Frio (LBCF), entidade privada sem fins lucrativos,  recebeu subvenção da Prefeitura de Cabo Frio nos anos de 2010 e 2011, por conselho do Conselho Municipal de Esportes, presidida pelo Secretário Municipal de Esportes, Eliseu Pombo, no valor total de R$ 192.000,00 (cento e noventa e dois mil reais), foi registrada em 21 de abril de 2004  no Cartório do 1º Ofício, pela sra Ana Maria Chaves Nunes Ferreira, escrevente, e nunca teve seu Estatuto original modificado. A sra. Ana Maria teve o acompanhamento de todas as anotações no livro de atas original.
A Assembléia de fundação da LBCF e elaboração do estatuto teve como presidente o sr. Sérgio Toledo Machado, o nosso Sérgio Macarrão, e como secretário, o sr. Eloysio Tadeu Abadia Abadia Soares, o conhecido Preto.
O Estatuto é claro:
Artigo 3º - O basquetebol constitui-se no Desporto básico da Entidade, tornando-se obrigatória a participação dos filiados no campeonato regional que anualmente deverá ser promovido, como competição principal do calendário esportivo regional.
Artigo 8º - São deveres dos filiados:
a)     Disputar até definitivas conclusões os certames em que vier a se inscrever;
d) Participar das Assembléias da Liga, nas condições e formas previstas neste Estatuto;

Parágrafo único – A exclusão dos associados se dará quando da não observância dos subitens constantes no artigo oitavo, sendo que com relação ao subitem (d) do referido artigo, o não comparecimento a três reuniões consecutivas implicará na exclusão da entidade associada.
Artigo 17º. – No caso de renúncia do cargo de Presidente, restando do mandato período inferior a 06 (seis) meses, assumirá o Vice-Presidente.
Parágrafo Único – Se a renúncia ocorrer no período superior a 06 meses para completar o mandato será convocado a Assembléia Geral pelo Vice-Presidente, dentro de 30 (trinta dias), para preenchimento do cargo.
Artigo 24º. – A Assembléia Geral reúne-se, ordinariamente, duas vezes por ano.
Artigo 32º. – Nas reuniões da Assembléia Geral os votos serão assim computados:
a)     Um voto por cada categoria em que a Associação dispute nas competições oficiais da LBCF;
b)    São consideradas competições oficiais os campeonatos anuais promovidos pela Liga.
Artigo 34º. – O Conselho Fiscal será constituído de 3 (três) Membros Efetivos e 2 (dois) Suplentes, eleitos pela Assembléia Geral.








UM GRANDE OTÁRIO

Pelo tom do título, os leitores devem estar imaginando sobre quem estou me referindo. Mas todos erraram. Estou falando de mim mesmo.
Estava afastado do basquetebol há mais de cinco anos e tive uma recaída quando me afastei do Macaé Esporte e vim numa reunião em Cabo Frio e conheci o Fábio Costa, presidente da LBCF.
Ele me convidou para dirigir a equipe de Cabo Frio nos Jogos Abertos Brasileiros, competição de 5 dias e eu aceitei. Foi mágico. Trouxe o patrocínio da Vilarejo e fomos campeões brasileiros derrotando equipes tradicionais do basquete nacional. Convivi com o Manuil e com o Marcão e recebi mais uma onda de energia de amor ao basquete. E de pureza. Mas foi só. Não recebi nem um aperto de mão em reconhecimento pelo título conquistado.
Recebi uma excelente proposta do Volta Redonda FC e voltei para o futebol. Em dezembro, larguei o Voltaço e resolvi voltar ao basquete. O Fábio me garantiu que estava tudo certo. Me garantiu que todos os filiados da LBCF o apoiavam. Garantiu que somente o Preto e o Marcão queriam o lugar dele.
Eu falei que para assumir a gerência da Liga necessitava de garantias. Pedi para ler o Estatuto. Me surpreendi ao ver que o Estatuto era uma cópia da Liga Macaense de Basketball. Eu o conhecia profundamente.
Eu perguntei quais filiados tinham jogado o Campeonato Municipal e constatei que somente o São Cristóvão estava ativo. E, por ironia, era o time do Preto. Eu falei para o Fábio que o Preto estava eleito.
Foi quando ele trouxe o Toni, do Volei e do Conselho Municipal de Esportes, e me garantiu e que era ele que falava em nome do São Cristóvão. O Toni compareceu num jantar, ao lado da sua esposa, trouxe uma procuração em papel timbrado assinado pelo presidente do clube, e uma cópia da sua carteira de diretor do São Cristóvão.
Eu acreditei nisso tudo. Investi na Liga e a verdade foi aparecendo com o tempo.

A VERDADE
A LBCF já se dissolveu há muito tempo. Desde a renúncia do Everaldo que ela vem ferindo todos os princípios legais de uma instituição esportiva sem fins lucrativos.
Ninguém quis assumir a LBCF porque todos tinham esse sentimento.
O Fábio, na sua ingenuidade, aceitou.
Aceitou ser presidente.
Aceitou seu pai ser vice-presidente.
Aceitou sua esposa ser do conselho fiscal.
Aceitou a Liga nunca ter feito um balancete.
Aceitou o contador ficar com todo o dinheiro no seu cofre particular e prestar contas com recibos que não batem com a realidade das competições.
Aceitou montar equipes adultas e ficar devendo atletas e técnicos.
Aceitou assinar contratos profissionais que estão sendo julgados agora na Justiça causando uma dívida impagável para a LBCF,
Aceitou ser fiador de apartamentos de técnicos e atletas e está tendo que responder na justiça, porque não possui recursos para cobrir esse rombo.
Aceitou me convidar para trabalhar em Cabo Frio, profissionalmente, mesmo sabendo que não teria como pagar o meu salário, acreditando que eu geraria o meu próprio salário.
Aceitou me deixar sozinho numa luta contra Cabo Frio inteira sem disponibilizar nem sequer um advogado e relutar para atender meus telefonemas.
Mas eu não consigo deixar de gostar dele. Mas só por um motivo. Ele ama a mesma coisa que eu amo: Basquete e Animais.

Em tempo:
Vamos dissolver, oficialmente, a LBCF. Ela apodreceu.
Vamos criar a Super Liga de Basquete de Cabo Frio. Sem entidades. Somente com pessoas físicas.
A NBB foi assim. O Oscar Schmidt criou a Nossa Liga e ela apodreceu. Aí veio a NBB para ficar. Acreditem em mim.
E o meu voto para presidente é no Sérgio Macarrão. Necessitamos de Grandes Nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário